Afinal, como contornar os impactos ambientais causados pelo lixo?

Crédito: Raphael Macedo

Os impactos ambientais causados pelo lixo trazem consequências para toda a sociedade. Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, lançado pela Abrelpe, foi produzido cerca de 79 milhões de toneladas de lixo apenas em 2018. 

O principal foco do problema está no descarte inadequado dos resíduos. Isso reflete, especialmente, em alagamentos em dias de chuva, no aumento da poluição e em dificuldades sociais. Ou seja, se torna necessário enxergar além da realidade atual para encontrar maneiras de amenizar os danos e mudar hábitos. 

Quer saber mais? Vamos mostrar como diminuir os impactos ambientais causados pelo lixo. Acompanhe:

Entenda os principais impactos ambientais causados pelo lixo

Cerca de 2 bilhões de toneladas de lixo são produzidas anualmente em todo o planeta. No Brasil, acumulam-se diariamente mais de 130 mil toneladas de resíduos. Dessa forma, com números tão altos, osimpactos ambientais são preocupantes. Conheça os principais: 

  • proliferação de animais e doenças;
  • contaminação do solo e da água pelo chorume;
  • mau cheiro causado pelo lixo em decomposição;
  • entupimento de bueiros e aumento das enchentes;
  • aumento no número de incêndios causados pelos gases gerados pelo lixo em decomposição.

Boa parte dos problemas citados é resultado não apenas do excesso de lixo e resíduos, mas principalmente do descarte inadequado. E, quando se fala no lixo eletrônico (computadores, celulares, televisores etc.), a situação é ainda mais difícil.

A obsolescência programada, que acontece quando um produto é desenhado para se tornar ultrapassado em pouco tempo, contribui para o consumo cada vez mais alto de novos equipamentos em um curto espaço de tempo. Em função disso, as pessoas não se informam sobre o descarte correto, jogam esses aparelhos eletrônicos em vias abertas e aumentam os riscos para a saúde. 

Aprenda a diminuir os impactos 

A reciclagem é a chave para diminuir os impactos ambientais causados pelo lixo. O processo de transformação física, química ou biológica de um produto que seria descartado em um novo produto ou matéria-prima diminui o desperdício e reduz o descarte.

O consumo consciente também é fundamental para incentivar novos hábitos positivos. Diminuir a utilização de embalagens plásticas e investir na compra de itens com opções retornáveis faz muita diferença quando o assunto é sustentabilidade. 

Além disso, evitar a compra de eletrônicos sem que, de fato, haja necessidade também é importante. Invista em produtos de boa qualidade que durem mais ou faça doações quando pensar em jogar fora algo que ainda esteja funcionando. 

Causas sociais 

Em algumas situações, é possível aliar a luta para diminuir os impactos causados pelo lixo em apoio às causas sociais. A Lacre do Bem, por exemplo, recebe, armazena e beneficia lacres de latinhas de alumínio que são vendidos para indústria de reciclagem. O dinheiro arrecadado com a reciclagem dos lacres possibilita que o projeto realize a compra de cadeiras de rodas que são doadas para pessoas com deficiência ou entidades filantrópicas. 

Crédito: Amira Hissa

Como se vê, a responsabilidade pelos impactos ambientais causados pelo lixo é compartilhada. É dever de toda a sociedade fazer o seu papel na hora de diminuir os prejuízos, especialmente, os que envolvem saúde. Assim, fica mais simples incentivar o processo de conscientização e trabalhar por um mundo mais sustentável em diversos aspectos. 

Gostou das informações do artigo? Então compartilhe essa ideia em suas redes sociais e contribua para uma sociedade mais consciente!

Este conteúdo foi doado por SHARE | EPIC CONTENT
Planejador de Pauta: Andresa Araújo
Redator: Marcella Jeane Duarte
Revisão: Epic Content